segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Dois filmes fazem a alegria de Hollywood no fim de semana


Hollywood está em festa, com o melhor fim de semana desde a alta temporada (o verão do hemisfério norte). Dois filmes, Eu Sou a Lenda (I Am Legend) e Alvin e os Esquilos (Alvin and the Chipmunks) faturaram altíssimo, muito acima das mais otimistas expectativas de analistas e executivos.

Eu Sou a Lenda, da Warner Bros., quebrou o recorde de melhor abertura de todos os tempos para um filme em dezembro (76,5 milhões de dólares!) e significou também o maior trabalho da carreira de Will Smith. Quem diria 15 anos atrás que o Fresh Prince of Bell-Air chegaria a esse patamar... a ficção científica simplesmente ultrapassou O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei como a maior bilheteria de um fim de semana no último mês do ano! Na história, Robert Neville (Will Smith) é um brilhante cientista que não foi capaz de conter um terrível vírus incurável fabricado pelo homem, que transforma pessoas em mutantes. Porém, de alguma forma, Neville é imune ao vírus. Por isso, é também o último humano sobrevivente no que restou de Nova York e, talvez, do mundo. Por três longos anos ele tem enviado desesperadas mensagens de rádio em busca de possíveis sobreviventes. O que ele não sabe é que não está sozinho. A estréia no Brasil acontece em 4 de janeiro. Veja clipes.

Tão surpreendente quanto o primeiro colocado é o vice-líder. Alvin e os Esquilos, comédia familiar com Jason Lee (My Name is Earl), entrou sem muito alarde em circuito e fez incríveis 45 milhões de dólares. O valor o coloca na oitava posição entre os 10 maiores de dezembro. Baseado no desenho animado Os Pestinhas, o filme mostra como os esquilos Alvin, Simon e Theodore convencem um compositor a deixá-los morar em sua casa. Eles logo se tornam uma sensação como cantores, mas as coisas se complicam quando os esquilos se deslumbram com o estrelato e se rebelam contra Dave. A estréia no Brasil acontece em 4 de janeiro.

Caindo 65%, somando lamentáveis 41 milhões (lembre que trata-se de uma superprodução que custou 180 milhões de dólares...), a fantasia A Bússola De Ouro (ou seria de bronze?), ficou com a terceira posição. Na história, a jovem Lyra Belacqua (a estreante Dakota Blue Richards) vive numa Oxford de um mundo paralelo onde existem animais falantes, bruxas, anjos, cientistas e religiosos envolvidos numa batalha de grandes proporções, no qual a maligna Sra. Coulter (Nicole Kidman) impõe a sua autoridade. Veja clipes, trailers e imagens do filme, que estréia dia 25/12 aqui.

Completando um mês em cartaz, o sucesso Encantada - que acaba de entrar em cartaz no Brasil -, emplacou a quarta posição e se aproxima dos 100 milhões de dólares. Na trama, a princesa Giselle (Amy Adams), em busca de seu amor verdadeiro, vive no reino encantado de Andalasia. Mas ao conhecer o príncipe Edward (James Marsden) ela é banida do seu mundo pela vilanesca Rainha Narissa (Susan Sarandon) e acaba em Nova York, o mundo real, onde não se encontram finais felizes em cada esquina. Crítica e trailer.

Fechando o Top 5 - e ganhando força com as excepcionais críticas - ficou Onde os Fracos Não Têm Vez. No filme, um excelente faroeste/suspense dos irmãos Joel e Ethan Coen, um sujeito aproveita uma venda mal feita de drogas para fugir com uma valise cheia de dinheiro. Mas ele precisa correr, e muito rápido, porque atrás dele vem um assassino recuperar o dinheiro. Leia crítica.

Confira abaixo o ranking (valores em milhões de dólares):

Pos. Filme Bilheteria
7-9/12
Bilheteria
Total
Custo
prod.
1 Eu Sou a Lenda $76,53 $76,53 -
2 Alvin e os Esquilos $45,00 $45,00 $60
3 A Bússola de Ouro $9,02 $40,96 $180
4 Encantada $6,00 $92,27 -
5 Onde os fracos não têm vez $3,00 $33,56 -
6 The Perfect Holiday $2,55 $3,19 -
7 Fred Claus $2,30 $68,96 -
8 This Christmas $2,30 $46,04 $13
9 Desejo e Reparação $1,85 $2,96 -
10 August Rush $1,78 $28,06 -