quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Exército dos EUA gasta US$ 286 mi com 3 mil robôs


A companhia de robótica iRobot informou na terça-feira que venceu um contrato de US$ 286 milhões para fornecimento de até 3 mil robôs militares para o Exército dos Estados Unidos nos próximos cinco anos.
A companhia informou que vai imediatamente começar a entregar os primeiros 101 robôs em caráter de urgência. "Robôs dão às nossas forças a vantagem distinta de completar missões críticas a uma distância segura, mais robôs criam uma vantagem estratégica maior", disse em comunicado Joe Dyer, presidente da iRobot Government and Industrial Robots.
Os robôs são equipados com uma pinça poderosa e uma câmera que permite visualização de imagens a grandes distâncias com baixa luminosidade. O equipamento, chamado de iRobot PackBot 5, investiga objetos suspeitos e identifica bombas instaladas em estradas. O comunicado não informa onde os robôs do contrato serão entregues ou quais missões eles serão submetidos.

Obs: Imagina se existisse robôs que investigassem armas e drogas, o Brasil seria igual ao filme "Eu Robô", haveria milhões deles circulando....