sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Cientistas: asteróide pode atingir Marte em janeiro


Existe uma chance em 75 de Marte ser atingido por uma grande rocha espacial no dia 30 de janeiro, informaram cientistas nesta quinta-feira. O asteróide, conhecido como 2007 WD5, foi descoberto em novembro e é parecido em tamanho com um objeto que atingiu a região central da Sibéria em 1908, liberando uma energia equivalente a 15 bombas nucleares e afetando 60 milhões de árvores.

Os cientistas que estão rastreando o asteróide, que atualmente está entre a Terra e Marte, inicialmente calcularam as chances de impacto como uma em 350. No entanto, a probabilidade cresceu muito durante esta semana. O astrônomo da Nasa Steve Chesley espera que as chances diminuam novamente no começo do próximo mês, quando serão obtidas novas observações da órbita do objeto.

"Nós sabemos que ele está voando em direção a Marte e que provavelmente vai se perder pelo caminho, mas há uma possibilidade de impacto", disse ele à agência AP. Se o asteróide atingir o planeta vermelho, o choque provavelmente vai acontecer no equador, próximo à região onde o robô Opportunity está trabalhando desde 2004. Mas o aparelho não estaria em perigo por estar fora da zona de impacto.