segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Nova câmera 3D quer propiciar jogo em estilo Wii


O sucesso do console de videogame Wii, da Nintendo, e de séries de jogos de sucesso como "Guitar Hero", da Activision, levou empresas a estudar novas maneiras de permitir que os jogadores controlem seus jogos.

Uma das mais recentes é uma empresa de tecnologia de Israel que está tentando conduzir a forma de jogar videogames ao seu nível mais interativo.

Esta semana, a 3DV Systems, uma empresa especializada em sistemas digitais de imagem, anunciou a criação da ZCam, uma nova câmera tridimensional para computadores pessoais cuja sensibilidade a movimentos é tão grande que os jogadores podem controlar a ação na tela movendo apenas um dedo.

"O Wii mostrou o caminho, mas esse aparelho pode levar as coisas muito mais longe", disse Zvika Klier, presidente-executivo da 3DV em recente demonstração à Reuters.

Porque pode avaliar profundidade, a câmera acompanha movimentos em três dimensões.

Depois de navegar por múltiplas telas e menus em seu computador usando apenas movimentos de mão, Klier abriu um jogo no qual controla um avião movendo as mãos de um lado para outro, e erguendo os polegares para ativar metralhadoras e lançar bombas.

Depois, ele mostrou um jogo de boxe, dando socos no ar e se esquivando dos golpes de seu oponente computadorizado. O sistema é semelhante ao do controlador com sensor de movimentos popularizado pelo Wii, mas dispensa o controlador. Em lugar disso, é a ZCam que lê todos os movimentos.

"Com ela, nós realmente podemos colocar o usuário no jogo", afirmou Klier.

Em desenvolvimento por dois anos e meio, a ZCam terá preço semelhante ao de outros periféricos para videogames, de acordo com Klier, que informou que sua empresa está discutindo possíveis aplicativos com diversas empresas de hardware e software. A câmera estará pronta para produção em massa em 2008.

O sucesso do Wii ajudou Klier a divulgar seu produto.

A máquina da Nintendo vem sendo o console mais quente do mercado desde o lançamento, em novembro de 2006.