quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Novo ‘single’ de M.I.A. é alvo de censura nos Estados Unidos


A cantora M.I.A. está sendo alvo de censura e boicote nos Estados Unidos por causa de seu novo ‘single’, “Paper Planes”, terceira faixa de trabalho de seu último álbum, “Kala”. A polêmica é devido ao fato da música apresentar sons de tiros no refrão o que tem incomodado a MTV e outras emissoras daquele país.

A MTV norte-americana censurou o videoclipe original alterando os sons dos tiros sem o conhecimento da cantora, o que deixou M.I.A. irritada. Em uma apresentação no programa de David Letterman (nos mesmos moldes que o programa de Jô Soares), as partes dos tiros também foram alteradas. A cantora ficou indignada com as censuras e publicou uma mensagem em sua página no MySpace sobre o ocorrido.

“Eles tentaram me boicotar outra vez. Eu fiz o vídeo para ‘Paper Planes’ como eles queriam. Sem violência. Ambíguo. Feito para MTV. Hoje vou ver o YouTube e vejo o vídeo da MTV para ‘Paper Planes’ pela primeira vez. Uma porcaria de confusão com gravações por cima. Quem são eles para me fazerem isto?”.

“O vídeo foi sabotado seja lá porque razão e estou desapontada pela MTV ter um papel preponderante nesta situação. (...) Eu lutei pelo som (dos tiros) porque dar significado aos vídeos é uma arte quase morta, na minha opinião. Posso filmar onde quiser e deixá-los ver a verdade, mas o que eu quero neste caso é preservar a música”, diz a mensagem.

A versão alterada pela MTV não está mais disponível no YouTube. No MySpace da cantora é possível assistir a versão original do videoclipe e ler a mensagem na íntegra. O endereço é www.myspace.com/mia. M.I.A. já foi proibida de entrar nos Estados Unidos em duas ocasiões. Segundo as autoridades locais, suas letras incentivam a violência e o terrorismo.

Obs: Acho um absurdo isso de censurarem sons de tiros, se sons de tiros incentivam a violência imagina os filmes que mostram armas, pessoas matando, etc...