sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Celular ao volante dá 2 anos de cadeia na Inglaterra


Motoristas que forem pegos usando telefones celulares, sistema de navegação por satélite e até mesmo MP3 players nas estradas da Inglaterra poderão pegar até dois anos de prisão, graças a novas leis de trânsito que entraram em vigor nesta quinta-feira, informou o site Inquirer.

Com a nova orientação do Ministério Público britânico, os motoristas podem ser processados por direção perigosa, por usarem esse tipo de aparelho em veículo em movimento. A pena máxima por direção perigosa é dois anos de prisão, não podendo ser substituída por multa ou serviços comunitários.

Antes da nova lei, os motoristas pegos com dispositivos móveis eram acusados de direção negligente, sujeitos a multa máxima equivalente a cerca de US$ 10 mil, além de nove pontos perdidos na carteira de habilitação.

Usar um aparelho móvel ao volante é considerada prática ilegal na Inglaterra desde 2003, mas estima-se que pelo menos 500 mil motoristas desrespeitem a proibição a cada dia, lembrou o site do jornal Telegraph, acrescentando que a partir de agora a polícia poderá checar gravações do celular do motorista para saber se no momento do acidente ele estava ou não usando o telefone.