quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Cléber, do Bahia, sofre morte cerebral

O meio-campista sofreu um derrame cerebral no final de novembro, após a derrota do Bahia para o ABC pelo octogonal final da Série C do Brasileirão.


SALVADOR - O meia Cléber, que defendeu o Bahia nesta temporada, voltou a sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) nesta quarta-feira e agora os médicos já confirmam sua morte cerebral. Cléber tem 31 anos de idade e está internado desde o dia 21 de outubro, quando sofreu o derrame na cidade de Natal (RN).

No dia em que sofreu o AVC, Cléber acordou com fortes dores de cabeça. Companheiro de quarto, o zagueiro Alison alertou para o problema e o meia foi prontamente atendido e encaminhado até o hospital mais próximo, em Natal. Cléberson Luciano Frolich, nome completo do jogador, está internado na UTI do Hospital Espanhol, em Salvador. A transferência dele para a capital baiana foi realizada em 31 de outubro.

A família do atleta já foi informada sobre a morte cerebral de Cléber e agora decide sobre a doação dos órgãos.

Até o início da manhã desta quinta-feira, o vice-presidente médico do Bahia, Marcos Lopes, ainda mantinha esperanças de que o atleta poderia se recuperar.

'A situação é praticamente irreversível. O quadro se agravou bastante nas últimas 24 horas e as chances dele são muito pequenas', explicou Lopes, em entrevista ao jornal A Tarde. O médico, porém, descarta momentaneamente diagnosticar morte cerebral. 'Exige uma série de exames e avaliações que ainda estão em curso', apontou.

Cléber segue entubado, com um dreno na cabeça e respira com o auxílio de aparelhos na UTI do Hospital Espanhol, em Salvador. O atleta já teve passagens por Portuguesa, Juventude e Vitória, antes de chegar ao Bahia para a disputa da Série C.

É o terceiro AVC sofrido pelo jogador no último mês. Em 27 de novembro, ele foi internado às pressas no Hospital Center, em Natal, após sentir-se mal um dia após a derrota do Bahia para o ABC por 4 a 3, pelo octogonal final da Série C do Campeonato Brasileiro.

Uma semana depois, Cléber foi transferido para Salvador, mas sofreu novo AVC oito dias depois. Quando ainda se recuperava, o meia foi vítima de meningite, antes de sofrer o terceiro AVC nesta quarta.