Uma maré alta de consumo de festas gerou altas nas vendas das três grandes fabricantes de consoles, com a Microsoft liderando o mercado em termos de valor e a Sony alardeando o maior crescimento mensal.
Em termos de unidades de hardware, a Nintendo se manteve no topo do mercado norte-americano, com 981 mil Wiis vendidos. Esse é o melhor desempenho da empresa desde o lançamento do console, em novembro de 2006, de acordo com o grupo de pesquisa de mercado NPD.
O Wii tem forte demanda devido ao seu original sistema de controle equipado com sensores de movimentos, e a jogos mais simples que atraem outros clientes que não os homens jovens, tradicionalmente os principais compradores de videogames.
"Acredito que o Wii seja quente o bastante para que as pessoas sintam urgência em comprar um deles o mais cedo possível. As pessoas agiram assim em novembro, comprando o console onde quer que o vissem", disse George Harrison, vice-presidente de marketing da Nintendo of America, à Reuters.
As vendas totais de videogames, envolvendo hardware e software, chegaram a 2,63 bilhões de dólares em novembro, 52 por cento acima do 1,74 bilhão de dólares do período no ano anterior, segundo o NPD.
O console Microsoft Xbox 360 vendeu 777 mil unidades, segundo o NPD. A Microsoft informou que os gastos dos consumidores com o Xbox 360, incluindo hardware, jogos e acessórios, atingiram os 763 milhões de dólares, ou cerca de 30 por cento do total mensal do setor.
O PS3, da Sony, que ficou para trás dos rivais ao longo do ano, teve 466 mil unidades vendidas em novembro, quase o quádruplo do número do mês anterior, devido a um corte de preços e a uma série de jogos novos que enfim atraíram a atenção dos consumidores para a máquina.
A Activision tem o game mais vendido, o "Call of Duty 4", um jogo de combate militar, com mais de 2 milhões de cópias vendidas para o Xbox 360 e o PS3, segundo o NPD.